25 de abr. de 2015

Pesquisadores criam bateria cuja recarga dura apenas um minuto

Um novo dispositivo desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade de Stanford, nos EUA, poderia revolucionar o mundo da eletrônica pessoal. Trata-se de uma bateria que se recarrega a 100% em apenas um minuto e suporta um ciclo de até 7.500 recargas (em frente aos 1.000 ciclos das baterias tradicionais).

Basicamente ela foi construída com um ânodo de alumínio em vez de um de lítio, evitando assim qualquer problema de inflamabilidade neste tipo de dispositivos do qual de vez em quando ouvimos falar. Esta bateria não arde nem explode apesar de suas rápidas recargas.

O inconveniente, por enquanto, é que conta com um voltagem de apenas 2 volts, o que tornaria necessária a introdução de duas baterias em um mesmo celular -as atuais têm um requerimento de ao menos 3,6 volts- ou melhorar o dispositivo atual para poder contar com uma única bateria.


Como suporta tal quantidade de recargas sem perder sua capacidade de armazenamento, esta nova bateria poderá ser utilizado para armazenar quantidades maiores de energia, como por exemplo, as requeridas para uma grande rede elétrica. Ademais, graças às características físicas do material, o alumínio, também poderá ser introduzido nos futuros dispositivos flexíveis.

No momento não há conhecimento da data de lançamento a nível comercial, mas seu sucesso parece assegurado devido à demanda de melhores funções a nível de sobrevivência da bateria num mundo em que cada vez precisamos mais que tudo seja imediato.



Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails