21 de nov. de 2016

Homem tenta nadar ilegalmente em lago ácido e tem seu corpo dissolvido

O Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, relatou recentemente os detalhes trágicos de um acidente no verão passado, no qual um homem de 23 anos foi dissolvido (dissolvido!) após uma tentativa ilegal de se banhar em uma fonte chamada Mammoth Hot Springs, que fica no Parque. Ele tinha passado a área de turismo legal com sua irmã, que estava gravando em seu telefone celular quando o incidente aconteceu. Felizmente, esse vídeo não foi divulgado, ou não, garanto que muita gente ia querer ver.

Embora a busca e o salvamento tenham sido tentados, o sub-chefe dos guardas-florestais, Lorant Veress, comentou que “houve uma quantidade significativa de dissolução” devido à acidez da água. O homem estava se aproximando para testar a temperatura, com a intenção de banhar-se na água fumegante, quando escorregou e caiu lá dentro.

Os guardas de busca e resgate que chegaram mais tarde encontraram o corpo da vítima na piscina, juntamente com sua carteira e chinelos. Porém, uma tempestade impediu a recuperação do corpo. No dia seguinte, os trabalhadores não conseguiram encontrar restos. Veress diz que a água estava agitada e ácida.


O guarda explica que o parque coloca sinais de alerta por razões importantes. “(O parque) é selvagem e não foi excessivamente alterado pelas pessoas para tornar as coisas muito mais seguras, ele tem perigos. E um lugar como Yellowstone, que é reservado por causa de seus recursos geotérmicos incríveis, é ainda mais”.

Yellowstone é destinado a ser selvagem e preservado, por isso o parque coloca sinais de alerta por todo o lado. Apesar dos sinais e do acidente, uma semana depois, um turista chinês também deixou a área reservada aos visitantes e tentou coletar água ilegalmente da mesma fonte, para usar para seus “propósitos medicinais”. Recolher qualquer um dos recursos do parque, incluindo a água das fontes termais, é uma violação federal, e o homem foi multado pesadamente. Andar sobre a crosta frágil das fontes termais causa danos ambientais irreversíveis.

  • Origem das fontes

A cada ano, a chuva e a neve derretida infiltram-se na terra em Yellowstone. Fria no início, a água é rapidamente aquecida pelo calor irradiando de uma câmara de magma parcialmente fundido profundamente subterrânea, remanescente de uma explosão vulcânica cataclísmica que ocorreu 600.000 anos atrás.

Depois de se deslocar por todo este sistema de “encanamento”, a água, agora quente, sobe através de um sistema de pequenas fissuras. Então, também interage com gases quentes carregados com dióxido de carbono subindo da câmara de magma. Como parte do dióxido de carbono é dissolvido na água quente, é formada uma solução fraca de ácido carbônico. Na área de Mammoth, a solução ácida quente dissolve grandes quantidades de calcário em seu caminho pelas camadas de rocha até as fontes termais na superfície.




. . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Creio que sobre a questão de tentar nadar está equivocada, de acordo com a CNN ele escorregou e caiu no poço, fora isso, a matéria está excelente!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails