24 de out. de 2016

Fã salva vida de medalhista olímpico ao identificar em fotos câncer de pele letal

Mack Horton, medalhista olímpico das últimas Olimpíadas, realizadas no Rio de Janeiro, foi alertado por uma fã, via e-mail, que estava com uma mancha perigosa no peito. 

O toque ajudou o australiano a conseguir a tempo um tratamento para a forma de câncer de pele mais letal que existe.

Com apenas 20 anos de idade, ele foi diagnosticado com um melanoma em um hospital em Melborne, na Austrália. Medalha de ouro nos 400 metros de nado livre, ele publicou uma foto do feito no Instagram, ao passo que a torcedora identificou o problema e logo entrou em contato, segundo informações do jornal Daily Mail.

Ela teria verificado através de fotos registradas em competições que a mancha havia mudado ao longo do tempo. Horton então, procurou ajuda médica, removendo o crescimento na última sexta-feira (14) e publicando uma foto de sua recuperação no Instagram.


De acordo com o jornal, a Austrália tem um dos maiores índices de câncer de pele no mundo, com estatísticas mostrando que cerca de 66% das pessoas no país serão diagnosticadas com a doença até os 70 anos. Estima-se que cerca de 2.000 australianos morram em razão do câncer de pele – sendo a maioria deles causados pela exposição à radiação solar UV – todos os anos.

Segundo o Cancer Council Australia, os melanomas são a forma mais letal de câncer de pele e se não tratados podem se espalhar para outras partes do corpo. As pessoas são aconselhadas, quase à exaustão, a verificar o aparecimento de novas manchas, que podem surgir também em regiões da pele não expostas ao sol, e também monitorar as marcas existentes que mudam de cor, tamanho ou forma.

Eles advertem que no aparecimento destas, é essencial à procura de ajuda médica, porque quanto mais cedo identificado o problema, maiores são as chances de sobrevivência.

Horton foi considerado uma rara história de sucesso da equipe de natação da Austrália. Nos Jogos Olímpicos de 2016, ele foi capaz de derrotar seu arquirrival Sun Yang no final dos 400 metros de estilo livre, garantindo a medalha de ouro para o país.




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails