31 de ago. de 2016

Cientistas sugerem que a primeira pirâmide do mundo esteja no Cazaquistão

Uma estrutura em forma de pirâmide construída 1.000 anos antes da Necrópole de Gizé – do Egito – foi encontrada no ano passado em uma região do Cazaquistão – a mais de 6.200 quilômetros de distância da Pirâmide de Djoser (ou Saqqara) no Cairo.

A estrutura descrita como semelhante a esta última teria sido construída por um líder tribal. Apesar de terem mantido o segredo até o momento, os arqueólogos responsáveis disseram estar trabalhando para explorar uma câmara mortuária localizada ali dentro.

A pirâmide está em ruínas, mas acredita-se que ela possa ser muito parecida com a famosa pirâmide de Djoser, no Egito, mas construída cerca de 1.000 anos antes.

De acordo com o arqueólogo Viktor Novozhenov, o trabalho para a abertura da câmara mortuária principal começará “dentro de alguns dias”. Segundo ele, todos os achados serão enviados ao museu de arqueologia da Universidade Estadual de Karaganda, no Cazaquistão.


A descoberta foi feita por especialistas do Instituto de Arqueologia Saryarkinsky, em Karaganda, sob a liderança do arqueólogo Igor Kukushkin. Em imagens divulgadas recentemente, podem ser vistos os artefatos já descobertos no local, bem como o layout da estrutura da pirâmide, construída entre 3.000 e 3.500 anos atrás.

Nos tempos soviéticos, a região de Karaganda foi apelidada como “meio do nada” e chegou a ser o destino de exilados políticos de várias partes da antiga URSS. No entanto, as descobertas recentes mostram que uma cultura muito rica existiu ali em um passado remoto.

Segundo o arqueólogo Viktor Varfolomeev, um mausoléu foi encontrado no distrito de Shet, em Karaganda, na margem direita do Rio Talda. Todo o terreno incluía um total de 27 construções datadas de diferentes épocas. O maior edifício é feito de cinco níveis de degraus de pedra e em seu interior há uma câmara funerária de pouco mais de sete metros de diâmetro.

De acordo com o jornal inglês, nenhum outro detalhe sobre a descoberta foi revelado. Mas sabemos que atualmente temos conhecimento de construções de pirâmides em regiões do Egito, México e da China, mas no Cazaquistão, é algo inédito.



A pirâmide de Djoser, também conhecida como “pirâmide de degraus”, é uma joia arqueológica localizada na necrópole de Saqqara, ao noroeste da cidade egípcia de Memphis. Foi construída em meados de 2.700 a.C., para guardar o corpo do faraó Djoser.

Fonte





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails