5 de abr. de 2016

Os conselhos poderosos de um jovem moribundo

A vida é toda uma questão de perspectiva. Podemos olhar para alguém e achar que ele tem a vida perfeita e tudo planejadinho nos mínimos detalhes, mas nunca saberemos o que essa pessoa está realmente passando. 

Ao mesmo tempo, nós gastamos ingentes quantidades de energia lutando e insistindo com pequenas coisas da vida, e, infelizmente, só nos damos conta da grande perda de tempo com desnecessidades quando algo traumático acontece e já não podemos voltar atrás.

Recentemente, um jovem californiano esteve cara a cara com a descoberta de uma doença com risco de vida, e seu prognóstico não foi nada bom. Seu câncer foi diagnosticado tarde demais e os médicos só lhe deram alguns poucos meses de vida. Este é o tipo de coisa que coloca sua existência em um terrível ponto de vista, e o jovem de 24 anos quis compartilhar sua nova perspectiva de vida com aqueles que ele deixaria para trás.

Assim, ele começou a escrever uma carta e se dirigiu para quem quisesse tomar o tempo para lê-la. Na carta, ele escreveu as coisas que desejava ter feito, e alguns conselhos para aqueles que estivessem dispostos a ouvir. Esta carta foi publicada no Reddit e conta hoje com quase cinco mil comentários. Esta é a sua íntegra:

"Eu tenho apenas 24 anos, mas eu realmente já escolhi a minha última gravata. É a que vou usar no meu funeral daqui a alguns meses. Pode não coincidir com o meu terno, mas eu acho que é perfeita para a ocasião.

O diagnóstico de câncer veio tarde demais para me dar, pelo menos, uma esperança tênue de uma vida mais longa, mas eu percebi que a coisa mais importante sobre a morte é garantir que você deixe este mundo um pouco melhor do que era antes de você existir com suas contribuições. A maneira que eu vivi minha vida até agora, a minha existência, ou mais precisamente a perda da mesma, não importa, porque eu vivi sem fazer nada de importante.

Antes, havia tantas coisas que ocupavam minha mente. Quando eu soube quanto tempo eu tinha desperdiçado, no entanto, tornou-se claro que as coisas são realmente importantes. Então, estou escrevendo para você por uma razão egoísta. Eu quero dar sentido à minha vida, compartilhando com vocês o que eu percebi:

  • Não desperdice o seu tempo em um trabalho que você não gosta. É óbvio que você não pode ter sucesso em algo que não goste. Paciência, paixão e dedicação vem facilmente somente quando você ama o que faz;
  • É estúpido ter medo da opinião dos outros. O medo enfraquece e paralisa. Se você deixar, ele pode crescer cada vez mais e piorar a cada dia até que não haja mais nada de você, apenas uma concha de si mesmo. Ouça a sua voz interior e vá com ela. Algumas pessoas podem dizer que isto é loucura, mas alguns podem até pensar que você é uma lenda;
  • Assuma o controle de sua vida. Assuma total responsabilidade pelas coisas que lhe acontecem. Limite os maus hábitos e tente levar uma vida mais saudável. Encontre um esporte que te faça feliz. Acima de tudo, não procrastine. Deixe sua vida ser moldada por decisões que você tomou, e não por aquelas que deixou passar em branco;
  • Aprecie as pessoas ao seu redor. Seus amigos e parentes sempre serão uma fonte infinita de força e amor.


É difícil para mim expressar plenamente os meus sentimentos sobre a importância dessas realizações simples, mas eu espero que você ouça alguém que tenha experimentado o quão valioso é o tempo.

Eu não estou chateado porque entendo que os últimos dias da minha vida se tornaram significativos. Só lamento que não serei capaz de ver um monte de coisas legais que devem acontecer em breve como a criação da Inteligência Artificial, ou o próximo projeto impressionante de Elon Musk. Espero também que a guerra na Síria e na Ucrânia acabe em breve.

Nós nos preocupamos tanto com a saúde e a integridade do nosso corpo, que até a morte, nós não percebemos que o corpo não é nada mais do que uma caixa, um pacote para a entrega de nossa personalidade, pensamentos, crenças e intenções a este mundo. Se não há nada nesta caixa que pode mudar o mundo, então não importa se ela desaparecer. Eu acredito que todos nós temos potencial, mas também devemos ter coragem para realizar grandes feitos.

Você pode pairar por uma vida criada pelas circunstâncias, dias após dias perdidos, hora após hora. Ou, você pode lutar pelo que você acredita e escrever a grande história de sua vida. Eu espero que você faça a escolha certa.

Deixe uma marca neste mundo. Tenha uma vida significativa, seja qual for a definição que tenha isso para você. Vá em direção a ela. O lugar que estamos deixando é um belo parque, onde tudo é possível.

No entanto, não estamos aqui para sempre. Nossa vida é uma pequena faísca neste belo planeta que esvoaça com uma velocidade incrível para a escuridão infinita do universo desconhecido. Portanto, aproveite o seu tempo aqui com paixão. Torne sua vida interessante. Faça valer a pena!

Obrigado por ler e fazer a minha ter valido"!




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails