16 de nov. de 2015

Afirmam que menino gênio de 5 anos pode ler a mente

Há muitas histórias sobre crianças com inteligências superdotadas, mentes brilhantes que resolvem problemas complexos, que cientistas especializados não conseguem elucidar. 

No entanto, poucas vezes focaram-se no estudo destas inteligências. Isto é, poucas vezes ouvimos falar de crianças geniais com a capacidade de falar vários idiomas, resolver equações matemática e ler a mente. A história de Ramses Sanguino, de 5 anos de idade, de Los Angeles, Califórnia, é uma dessas pérolas que quase nunca encontramos no caminho, mas também há um pouco de exagero na divulgação dessa notícia pela mídia.

O prodígio primeiro assombrou a sua mãe por ter habilidades telepáticas, pois adivinhava números fora do alcance de sua vista. Ademais, a mãe diz que Ramses gosta de livros que a maioria dos adultos teria dificuldades para entender.


A princípio a história deste menino poderia colocar luz sobre muitos dos mistérios que a mente humana oculta, em particular a inteligência e o uso de diferentes partes do cérebro, e isto fez com que alguns blogueiros mais afoitos cogitassem a possibilidade de que em alguns anos seria comum que as crianças das novas gerações nasçam com um dom telepático.

Segundo sua mãe, Nyx Sanguino, de 32 anos, Ramses é capaz de adivinhar números aleatórios escritos por alguém em segredo (ver vídeo do final do post). Além do mais, com essa tenra idade já está aprendendo sete idiomas e encontrando soluções para equações matemáticas rudimentares (e não complexas, como muitos sites afirmam).

Nyx realizou vários vídeos de seu filho (que em várias fotografias parece menina) mostrando seu talento e postou on-line, gerando muita expectativa sobre ele e despertando a atenção da neurocientista Diane Powell (e não de um grupo de neurocientistas como muitos sites de notícias afirmam), que decidiu realizar um "estudo científico" tendo como objetivo descobrir as habilidades previamente "testadas" pela mãe do suposto prodígio e também como parte de um projeto seu em andamento que pesquisa a telepatia. Diane já é conhecida no meio ceticista por teorizar com respeito à telepatia como possível método alternativo de comunicação entre as crianças autistas e seus pais.

- "Encontrei muitas reportagens sobre crianças autistas que são telepatas e queria ver por mim mesma se isso pode ser comprovado sob condições rigorosas e controladas", disse Diane. 

Ela afirma ter visto sinais de telepatia em ao menos sete pessoas diferentes, e agora dedica seu tempo a pesquisar o tema. Assegura que muitos cientistas não costumam crer na telepatia, ainda que outros tenham confessado em particular que crêem nela, mas que não falam em público por medo de perder credibilidade ou inclusive seu emprego. 

- "É muito arriscado para minha própria credibilidade assumir um tema como este, mas eu já sabia quando me meti nisso", confessa.

Ao que parece, o garoto já se reuniu 3 vezes com Diane e foi, segundo ela, capaz de demonstrar certo grau de telepatia. Mas é a partir daqui que as coisas começam a ficar embaçadas e confusas. Uma reportagem do Independent, citando a Barcroft Media -que teria filmado um desses encontros-, relata que, em um teste, a doutora utilizou um gerador de números aleatórios; depois a mãe de Ramses escreveu e pensou em ditos números para que seu filho tentasse ler sua mente e adivinhá-los, e o menino acertou 3 em 5, com a doutora Diane se obrigando a destacar, lógico, que os resultados não foram conclusivos.

No entanto, estranhamente, uma reportagem da própria Barcroft afirma que o garoto foi capaz de adivinhar corretamente 16 dos 17 números ocultos, incluindo um número de dois dígitos. Mas não cita nenhum análise de Diane sobre telepatia, senão apenas que ela afirma que Ramses é uma das 5 crianças mais inteligentes do mundo. 

Com base em qual premissa ela faz esta afirmação, também não fica muito bem claro.

- "Ele precisa estudar em uma escola para alunos especiais, para que possa aprender a utilizar o seu intelecto e alcance o seu potencial", disse Diane.

Nyx também está interessada em expandir os horizontes do filho e espera que um dia el possa mudar o mundo (que mãe não desejaria isso?).

- "Eu realmente espero que um dia Ramses descubra uma cura para o câncer ou algo grande assim", disse ela.

- "Ele é tão inteligente que às vezes me assusta. Eu realmente quero que ele tenha a melhor educação no mundo e seja feliz", conclui a mãe.

Parece não pairar dúvida de que Ramses Sanguino é realmente muito inteligente, mas e os poderes telepáticos, será que ele tem mesmo a capacidade de ler a mente das pessoas?

Se formos céticos, deveríamos dizer que certamente não. Se ao contrário, optarmos pelo não ceticismo, poderíamos apostar que provavelmente não. 

Mas no caso de sermos realistas, nunca vamos saber se ele for estudado apenas pela Doutora Diane Powell, cujo filme anda bem queimado entre os desenganadores.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails