17 de ago. de 2015

Homem implanta orelha no braço para criar “dispositivo de escuta remota” conectado à Internet

Um artista australiano implantou uma orelha em seu braço, com a intenção de se conectar à Internet e criar um dispositivo de escuta remota.

Pode parecer loucura, mas é um projeto sério de longo prazo, que unifica ciência, arte e tecnologia. O artista, conhecido como Stelarc, primeiro teve a ideia há quase 20, mas ele levou uma década para encontrar uma equipe médica disposta a realizar a cirurgia. "A orelha está muito bonita e agora é uma parte de meu braço. Ela é fixa e tem seu próprio fornecimento de sangue", disse ele.

Apesar de sua aparência orgânica parecer autêntica, a orelha adicional de Stelarc não é o resultado da clonagem genética de órgãos, que envolve o crescimento de um órgão antes de transplantá-lo dentro ou sobre o corpo de uma pessoa. Em vez disso, uma equipe médica realizou várias cirurgias para preparar e implantar uma prótese em forma de orelha dentro de seu braço, fazendo sua pele e tecido, em seguida, crescer ao redor. É possível ver o procedimento de implante no vídeo a seguir:




O artista escreveu em seu site: "O lóbulo da orelha provavelmente será formado através da criação de um ‘saco’ cutâneo que será preenchido com células-tronco derivadas de adipócitos maduros. Em outras palavras, o lóbulo da orelha cresceria parcialmente usando minhas próprias células-tronco adultas. Tal procedimento não é legal nos EUA, por isso será feito na Europa”.

A cirurgia consistiu na implantação de um microfone inserido na orelha, embora tivesse de ser subsequentemente removido devido a uma infecção. Stelarc, que também é professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Curtin, na Austrália, tem a intenção de substituir o microfone por uma nova unidade sem fio que irá transmitir áudio para a Internet e ser rastreável por GPS.

"Este ouvido não é para mim, eu tenho dois bons ouvidos para ouvir", disse ele. "Este ouvido, é um dispositivo de escuta remota para as pessoas em outros lugares. Eles serão capazes de acompanhar uma conversa ou ouvir os sons de um concerto, onde quer que eu esteja. Não haverá um interruptor. Se eu não estiver conectado a um Wi-Fi ou eu desligar meu modem, então talvez possa ser desligado, mas, na verdade, a ideia é tentar manter o ouvido on-line o tempo todo”, descreveu.

Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails