9 de jul. de 2015

A picada desta vespa é tão insuportável que a única coisa a fazer é deitar e gritar

A vespa caçadora Pompilidae (Pepsis formosa pationii) também conhecida como Caçadora de Tarântula é um tipo de vespa que tem uma picada extremamente dolorosa, que dura apenas três minutos, mas que a pessoa não se esquece pelo resto de toda a vida. 

A dor, avaliada com nível 4 (mais alto) no Índice de Dores de Picadas, é melhor descrita como "ferozmente elétrica". Entomólogos e pessoas que foram picadas dizem que a dor é como ser eletrocutado e a melhor estratégia para lidar com ela é, imagine só, deitar no chão e começar a gritar!

De acordo com um estudo publicado no Journal of the Kansas Entomological Society, a vespa caçadora produz grande quantidade de veneno e suas picadas causam intensa dor, de curto prazo imediato, excruciante em humanos envenenados. O relatório acrescenta que:

- "A dor instantânea do aguilhão da Caçadora de Tarântula é o maior registrado para qualquer inseto pungente, mas o próprio veneno carece de toxicidade significativa para vertebrados". Em outras palavras, a picada da vespa não é mortal, mas é tão dolorosa que vai fazer você querer morrer.


As descrições e conselhos de pessoas que passaram pela dolorosa experiência de serem picadas pela vespa é deitar aonde estiver e começar a gritar como um louco por todos os 3 minutos que dura o efeito, porque ninguém consegue manter a coordenação verbal e física após ser picado por uma dessas coisas. 

O problema acontece quando a pessoa, louca de dor, começa a correr e se agitar e acaba se ferindo ainda mais. Então, basta deitar-se e começar a gritar.

Um usuário do Imgur que foi picado pela vespa caçadora chamou a dor de "5 minutos infernais".

- "Após meio segundo da picada, a dor começou, e eu simplesmente desmontei e comeceis a gritar", conta ele, que simplesmente perdeu instantaneamente a capacidade de pensar em outra coisa, e chegou mesmo a pensar que estava morto na porta do inferno, durante os 5 minutos de duração que pareceram uma eternidade.




- "É difícil descrever a dor, eu nunca senti qualquer coisa parecida com isso, mas se eu tivesse que explicar, diria que foi como ter todo o seu sangue do corpo de repente transformado em ácido fluorídrico ao ser eletrocutado".

Curiosamente, o nome Caçadora de Tarântula tem uma explicação: a fêmea é uma parasita que ataca as tarântulas para servirem de hospedeiras, e é muito dócil com os seres humanos. Ela paralisa a aranha mortal, várias vezes maior que o seu tamanho, com uma única picada, e arrasta-a para sua toca onde será a futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria.

A vespa caçadora se alimenta de néctar e dificilmente ataca o ser humano, a não ser que se sinta ameaçada. Então, para ter a chance de ser picada por essa vespa é preciso fazer algo incrivelmente estúpido para provocá-la. Ou seja, um ser humano pode ser ferroado de vez em quando, mas a Caçadora de Tarântula não é realmente uma ameaça. Mesmo que tenham uma picada realmente dolorosa, elas são apenas mais um exemplar incrível de nossa fauna.

Não obstante, se você for picado, você já sabe o que fazer: pare, desmorone, e grite com toda a força de seus pulmões.




Fonte



. . .

Um comentário:

Doido disse...

Cade a parte onde fala que essa criatura mora na Austrália??????

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails