23 de jun. de 2015

Pessoas que comem chocolate têm coração mais saudável

As pessoas que comem mais chocolate têm um risco menor de sofrer do coração no futuro, descobriu uma nova pesquisa científica.

Um novo estudo descobriu uma relação entre o consumo de chocolate e um menor risco de sofrer com problemas cardiovasculares. Estas foram as conclusões de uma análise de seguimento de 20.951 pessoas durante 12 anos, levada a cabo na Universidade de Aberdeen.

O estudo, que foi publicado na revista Heart (veja aqui o artigo), também incluiu uma revisão de trabalhos publicados em todo o mundo acerca da relação entre consumo de chocolate e doença cardiovascular, que incluem 158.000 pessoas.

Embora se saiba que o chocolate é uma fonte importante de flavonóides, compostos procedentes das plantas que protegem contra doenças cardiovasculares, os investigadores reconhecem que com os estudos disponíveis é difícil estabelecer uma relação de causa-efeito entre comer chocolate e ter um coração mais saudável.


"É possível que as pessoas que consumem más chocolate tenham outros comportamentos que sejam benéficos para a saúde cardiovascular", reconhecem os pesquisadores. No estudo, aqueles que consumiam mais chocolate eram mais jovens, tinham um índice de massa corporal menor, menor pressão sanguínea e faziam mais exercício físico (todos fatores que reduzem os riscos cardiovasculares).

Os autores do trabalho apontam que existe a possibilidade de que as pessoas com maiores problemas cardiovasculares comam menos chocolate. No entanto, enfatizam que para realizar a sua análise, eles não incluíram pessoas que tinham doenças cardíacas.

A análise mostrou que, quando comparadas com as pessoas que não comiam chocolate, as pessoas que comiam mais chocolate apresentavam um risco 11% menor de desenvolver doenças cardiovasculares e um risco 25% de morrer derivado a essas doenças.

Ainda assim, os autores consideram serem necessários mais estudos que, além de constatarem a correlação entre um maior consumo de chocolate e um coração saudável, procurem os mecanismos biológicos responsáveis por esse efeito. Além disso, indicam que "é possível que alguns indivíduos não beneficiem de um maior consumo de chocolate, como as pessoas com excesso de peso ou diabetes".

Por último, os cientistas descobriram também que os benefícios não só se produziam ao comer chocolate negro, como se tinha visto até aqui, mas também se associaram ao consumo de chocolate com leite. "Isto pode indicar que além dos flavonoides, também outros compostos relacionados com o leite, como o cálcio e os ácidos gordos, poderão proporcionar uma explicação para a associação observada", concluem os investigadores.



Fonte






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails