8 de mai. de 2015

O peixe que escala rocha atrás de alimento

  • Cientistas ficam perplexos ao flagrar peixe escalando parede de caverna no Equador em busca de alimentos

Um peixe-gato foi flagrado escalando a parede de uma caverna para retirar seu alimento do topo. Os cientistas filmaram o peixe executando a tarefa, aparentemente ‘impossível’, dentro de uma caverna, no Distrito de Napo, no Equador.

Os pesquisadores estavam tentando documentar os diferentes tipos de animais selvagens no complexo de cavernas, quando eles ficaram surpresos ao ver vários outros peixes-gato tentando escalar uma cachoeira, subindo uma ladeira quase vertical. De acordo com site Biologia Subterrânea, esta é a primeira vez que a espécie foi registrada realizando tal feito.

identificaram o peixe como uma espécie de bagre, chamada Loricariidae, que são normalmente encontrados em algumas partes da Amazônia, no Equador e no Peru. Os peixes da espécie têm bocas com poder de sucção, que usam para se agarrar em rochas e árvores, em águas de correnteza forte.



Porém, esta foi a primeira observação científica à adaptação do comportamento da espécie, a ponto de escalar uma parede. "Não é tão difícil encontrar um outro peixe-gato que escale rochas. O que é surpreendente é o ambiente no qual eles estão fazendo isso”, disse cientista Geoff Hoese, que liderou o estudo. "Esta é uma observação importante que merece investigação. Não há dados suficientes neste momento e só nos resta especular, mas é bom pensar que podemos estar vendo um pequeno passo evolutivo, mas significativo, de como a espécie se desloca de um nicho para outro", completou.



Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails