20 de nov. de 2014

Cirurgia para mudança de voz é a “última tendência” na China em termos de estética

  • As pessoas na China estão passando por cirurgia de risco, em busca de uma voz mais masculina ou mais feminina.

Operações de voz são a última tendência no ramo da cirurgia plástica. Os médicos oferecem o procedimento devido à enorme demanda que começou a se alastrar nos últimos anos.

Várias clínicas já oferecem às pessoas a cirurgia - o que era tradicionalmente realizado em pacientes submetidos apenas a uma mudança de sexo. Apesar dos enormes riscos, que envolvem até a perda total da voz ou pneumonia, os pacientes dizem que vale a pena.

Os acadêmicos relatam que o aumento significativo desse procedimento mostra a pressão que o povo chinês sofre para estar dentro dos padrões e conformidades de estereótipos de gênero masculino e feminino.

Lu Xiang, paciente de 23 anos que fez a cirurgia, disse que sempre foi ridicularizado por ter a voz feminina, mesmo sendo um homem: "Por muitos anos, meus colegas zombavam de mim por causa da minha voz, me chamando de marica”, disse aos jornalistas do portal Global Times. "Eu nunca consegui arrumar uma namorada também. As mulheres não me veem como um homem de verdade, e ao invés disso, me tratam como um amigo”.


A voz de Lu sempre foi confundida com a de uma mulher em seu trabalho como operador de call center. Os colegas de trabalho também acreditavam que ele era gay pelo som de sua voz.

Mesmo com os riscos em potencial, ele decidiu encarar a cirurgia para ganhar uma voz mais grave e masculina.

O procedimento envolve um corte em um segmento de cartilagem da laringe seguido de injeção de Botox em suas cordas vocais.

Dr. Alasdair Mace, cirurgião do Charing Cross Hospital, em Londres, disse que Botox faz com que as cordas vocais tornem-se mais curtas e mais soltas, dando tom grave a voz. Ele ainda comentou que faz apenas 2 cirurgias por mês com essa finalidade e, em geral, em pacientes que sofreram mudança de sexo ou que possuam defeitos nas cordas vocais – também chamadas clinicamente de pregas vocais.

Ele disse que o caso de Lu é incomum e, de fato, pode prejudicar em relacionamentos, visto que as mulheres esperam que um homem tenha voz grossa logo após a puberdade, provocado pela ação do hormônio testosterona.

A injeção de Botox é um procedimento temporário, funcionando por um período de 3 a 6 meses apenas, o que obriga os pacientes a retornarem ao consultório muitas vezes ao longo dos anos.

Existe um risco das cordas ficarem paralisadas, o que estimula infecções potencialmente graves ao pulmão.

Huang Yideng, médico do Exército Popular de Libertação, disse que realizou mais de 200 cirurgias ao longo de 4 anos em homens que queriam a voz com um som mais viril.

As mulheres com vozes de baixa frequência que queiram parecer mais “femininas” também optam pelo procedimento.

Um gerente de um centro que realiza as operações disse que a demanda para a cirurgia da China tem aumentado nos últimos anos.

Alguns médicos se recusam a realizar o procedimento para fim “estético”, o que obriga alguns chineses saírem do país em busca da cirurgia na Coreia do Sul.

Fonte






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails