29 de nov. de 2014

Acredite, isso é um bordado


  • Os retratos densamente bordados por Cayce Zavaglia

Enquanto vasculhava através dos detalhes minuciosos dos retratos bordados da artista Cayce Zavaglia (anteriormente), me pareceu difícil imaginar que cada trabalho é pouco maior do que 20 x 25 centímetros. Seu processo, que ela chama de "pintura a fio" e "bordado renegado," começa com uma sessão de fotos de cada assunto, ou seja, amigos, família e colegas artistas. Ela tira cerca de 100 fotos e escolhe uma única para ser retratada, ou melhor bordada.

Ela começa então a bordar com linha de algodão em linho belga, com uma técnica de trama que ela desenvolveu ao longo dos anos, que a permite misturar cores e estabelecer tonalidades que lembram as técnicas utilizadas na pintura a óleo clássica. Os fios são cosidos imitando a forma das marcas do pincel em camadas dentro de um quadro que, por sua vez, permitem a alusão de profundidade, volume e forma. Sua metodologia de bordado beira o obsessivo, mas permite a artista evocar visualmente extradições pictóricas de carne, cabelo e tecido.

Cayce também ressalta o costado de seus retratos (fotos 3 e 6), uma malha emaranhado de fios que lembram uma versão mais abstrata do retrato no reverso. Em um retorno às suas raízes como pintora, ela criou quadros em formato acrílico que efetivamente são cópias da parte traseira de seus retratos bordados.

Veja mais do seu trabalho:













Site da artista




. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails