25 de out. de 2014

Artista que usa esculturas em livros para expressar sua arte

  • Ele nada mais é do que um "Cirurgião dos Livros"

Utilizando facas, pinças e instrumentos cirúrgicos, Brian Dettmer esculpe uma página de um livro de cada vez.

Nada dentro das enciclopédias antigas, revistas médicas, ilustração de livros, ou dicionários é realocado ou implantado, apenas removido.

Dettmer manipula as páginas e as bordas dos livros para formular suas esculturas. Ele também dobra, enrola, e empilha vários livros para criar formas esculturais completamente originais.

"Meu trabalho é uma colaboração com o material existente e seus criadores passados. As peças completas expõem novas relações de elementos internos do livro exatamente onde eles são descrito, assim como em sua concepção original", diz ele.

"A riqueza e a profundidade do livro é universalmente respeitada, mas muitas vezes não se sabe como o monopólio da forma e a relevância da informação desaparece com o tempo. O objetivo pretendido do livro acaba diminuindo e ele torna-se linear perante um mundo não-linear. Alterando sua forma física de informação e deslocando funções pré-concebidas, novos e inesperados papéis surgem", explicou o artista.

Dettmer é originalmente de Chicago, nos EUA, onde estudou em Columbia College. Ele atualmente vive e trabalha em Atlanta e seu trabalho é conhecido mundialmente.

Confira algumas de suas obras:
















. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails