21 de jul. de 2014

Escultura impressionante é destaque na internet

  • Saiba qual a história dessa escultura que vem chamando a atenção do mundo

Paige Bradley tenha algumas esculturas que são sua marca registrada, a Internet se apaixonou por uma em particular  que está fazendo com que pessoas de todo o mundo procurem saber sobre sua arte pela primeira vez. 

Como é que esta peça, chamada Expansão, surgiu? A história contada pela própria escultora é fascinante:

"Eu concebi esta peça, quando me mudei para Manhattan. Eu estava um pouco assustada com o poder dos curadores e dos críticos e como todos eles tinham uma inclinação contrária ao figurativismo. 

Muitas dessas pessoas acreditam que já não há mais nada a acrescentar a arte de fazer esculturas figurativas realistas, acham que tudo já foi feito. Segundo eles, a verdadeira arte agora é ser um "visionário"  ao invés de apenas mostrar o talento e habilidade. Assim, as esculturas desapareceram de galerias, museus, coleções importantes, feiras de arte e outros espetáculos. Os poucos de nós que restaram, não temos mais lugar para expor  e nossa voz deixou de ser ouvida. Muitos escultores passaram a lecionar por falta de oportunidades.


Aí parei e pensei que se eu quisesse permanecer na área de belas artes, teria que me juntar aos contemporâneos  e fazer arte contemporânea. 

Eu sabia que esta era hora de deixar para trás todas as habilidades refinadas que adquiri ao longo dos anos, e manter apenas a confiança no processo de fazer arte. 

O mundo da arte me dizia que eu tinha que quebrar os meus paradigmas, a minha base, deixar minhas paredes desmoronar, expor-me completamente, e somente assim eu encontraria a verdadeira essência do que eu precisava dizer.

Então eu peguei uma escultura de cera que eu havia esculpido com precisão ao longo de vários meses -uma imagem de uma mulher meditando na posição de lótus-, e apenas deixei-a cair no chão. Só vi os cacos do meu trabalho espalhados. 

Foi um pouco assustador. Minha primeira sensação foi: 'Que m.... eu fiz?!' Mas daí pensei em como ficaria se juntasse todos os cacos e os reproduzisse em bronze.

Mas, decidi montá-los de forma que flutuassem sobre os trincados, separados um do outro. Então eu pedia ajuda a um especialista em iluminação e construímos um sistema para fazê-la brilhar de dentro para fora. Ficou bem melhor do que eu pensava. E o melhor é que a imagem Expansão significa muito para muitas pessoas que apreciam-na. Recebo e-mails todos os dias! Sinto que realmente fiz o meu trabalho com sucesso!"









. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails