31 de jul. de 2014

As misteriosas pedras que crescem

  • As pedras não são seres vivos, disso todos nós sabemos. Mas, então, porque essas pedras estão crescendo?

Isso mesmo, as "Trovants" assim conhecidas como pedras que literalmente crescem. Um fenômeno geológico que intrigou pesquisadores da Romênia. 

Os trovants estão localizados em um pequeno vilarejo chamado Costesti, no Condado de Valcea - Romênia, o que á um século era utilizado pelos moradores da vila em construções civis, hoje é patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, como Museu Romeno da Reserva Natural Trovant.

Os primeiros trovants foram criados por terremotos ocorridos na região há 6 milhões de anos atrás. Os trovants tem núcleos duros e uma camada externa feita de areia. Após uma chuva, ocorre

o "milagre"... esta areia secreta um cimento que aumenta o tamanho da pedra. Os cientistas acreditam que as pedras aumentam de tamanho devido ao alto teor de sais minerais, que estão sob sua concha. Quando a superfície fica molhada, estes produtos químicos começam a se espalhar e colocar pressão sobre a areia, fazendo a pedra "crescer".


Essas pedras variam muito de tamanho, desde alguns milímetros até 10 metros. E outra curiosidade, assim como aquelas Pedras andantes do Vale da morte, elas também se movem pelo terreno. 






Muitas das rochas são parecidas, e algumas tem protuberâncias que parecem "galhos" ou "apêndices". Quando são cortados, revelam anéis, como se fossem árvores. Estas assemelham-se a alguma forma de vida orgânica.


Vídeo sobre as pedras





. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails