28 de jul. de 2014

Artista cria uma nova árvore que produz 40 tipos diferentes de frutas por ano

  • Sam Van Aken, professor de arte da Universidade de Syracuse, EUA, cresceu em uma fazenda da família antes de correr atrás de seu sonho de ser artista.


Agora, ele resolveu unir o seu conhecimento do passado com o de sua profissão para desenvolver sua incrível árvore que produz 40 tipos de frutas diferentes.

Em 2008, Van Aken descobriu que um pomar situado na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York estava prestes a ser fechado devido à falta de financiamento. Este único pomar chegou a produzir variedades antigas e raras de frutas de caroços. Algumas de até 200 anos de idade.

Foi então que ele resolveu comprar o pomar, com o intuito de cultivar e preservar essas raras variedades de frutas de uma forma diferente. Van Aken passou alguns anos tentando descobrir como enxertar partes das árvores em uma única árvore frutífera.

Trabalhando com um grupo de mais de 250 variedades de frutas de caroço, Van Aken desenvolveu um método em cronograma que fazia cada espécie florescer se relacionando com outra, realizando, simultaneamente, enxertos na estrutura da raiz. Após a árvore experimental completar dois anos, a equipe usou uma técnica chama “chip de enxerto”, adicionando as variedades em ramos distintos. Esta técnica envolve a retirada de um pedaço de uma árvore de fruta, com sua semente, inserindo-o em uma incisão na árvore experimental.


Após cerca de cinco anos e vários ramos enxertados, sua árvore estava completa. Foi criada assim a árvore de 40 frutas, que se parece com uma árvore normal na maior parte do ano, mas na Primavera revela um mosaico impressionante de flores rosas, brancas, vermelhas e roxas, que, no verão, se transformam em uma matriz de ameixas, pêssegos, damascos, nectarinas, cerejas, amêndoas, etc.

Não só é bonito de se ver. A árvore está ajudando a preservar a diversidade de frutas de caroço do mundo.

Frutas de caroço são selecionadas para cultivo comercial baseadas, primeiramente, no tempo que elas se mantêm, o quão grande elas podem crescer, como serão suas aparências e, por fim, pelo gosto. Isto significa que existem milhares de variedades de frutas produzidas apenas com intuito comercial, quase como uma linha de produção, que são viáveis para o comércio, mas deixam a desejar para os consumidores.

Van Aken já plantou 16 árvores de “40 frutas”, até agora, já sendo até plantadas em museus, centros comunitários, e coleções de arte privadas por todo território dos EUA. Ele agora planeja cultivar um pequeno pomar dessas árvores em um cenário da cidade.

A pergunta que permanece é o que acontece com todos os frutos que são colhidas destas plantas?

"Eu tenho dito para pessoas que têm [a árvore] em sua casa, que ela fornece a quantidade ideal de variedade de frutas, com qualidade perfeita. Então, ao invés de ter uma árvore que te inundará de um único fruto em crescimento acelerado, vale mais a pena ter essa que produz 40 variedades diferentes, em épocas específicas e diferentes para cada tipo", disse Van Aken, em entrevista a Lauren Salkeld, do Epicurious.




Fonte



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails