14 de mai. de 2014

Spruce Creek: onde todo mundo possui um avião

Spruce Creek, no nordeste da Flórida (EUA), a poucos quilômetros ao sul de Daytona Beach, é uma das comunidades residenciais mais exclusivas do mundo. Conhecido como parque residencial aéreo, Spruce Creek dispõe de 5.000 habitantes, 1.300 casas e 700 hangares, que compartilham uma vida única nesta aldeia privada fechado em torno de um aeródromo privado. Em vez de uma garagem, a maioria das casas em Spruce Creek têm um hangar, e a entrada leva diretamente a uma pista de 1.200 por 45 metros com aproximação por instrumentos.

Existe um campo de golfe, vários clubes de vôo, Locação de aviões, treinamento de vôos, e 24 horas de segurança patrulhada. Para aqueles cujas vidas giram em torno de aviões, Spruce Creek é um paraíso.

O morador mais famoso de Spruce Creek foi o ator e piloto John Travolta, que viveu no residencial por muitos anos. Travolta foi expulso  do parque por reclamações de moradores do airpark que se ressentiam da enorme ruído gerado por seu Boeing 707, um ex-jato da Quantas Airline anteriormente propriedade de Frank Sinatra, e em parte porque o seu avião era muito grande para a pista de Spruce Creek. No início Travolta foi processado pelas mesmas pessoas que queriam impedi-lo de pousar um outro grande jato na pista local, um Gulfstream II .


Além de um Boeing ocasional, aeronaves de Spruce Creek consistem de uma impressionante coleção de Cessnas e Pipers, um P-51 Mustang, vários L-39 Albatroz, um Eclipse 500, um francês Fouga Magister e até mesmo um jato russo MiG -15. Além de todos os aviões e carrinhos de golfe, é também possível ver Lamborghinis, Corvettes, motocicletas de todos os tipos e até mesmo um Porsche GT2.

O povo de Spruce Creek vive em uma comunidade muito unida. A maioria deles são pilotos profissionais e falam no jargão da aviação. Outros são médicos, advogados e especuladores imobiliários, mas todos eles são, sem exceção, são louco por aviação. Todo sábado de manhã, alguns deles se reuniam ao lado da pista, decolam em grupos de três e voam para um dos aeroportos locais para tomar o café da manhã: uma tradição que eles chamam de Gaggle de sábado de manhã .

Mas Spruce Creek não é a única airpark residencial dos EUA. O conceito foi desenvolvido pela primeira vez após a Segunda Guerra Mundial, quando a Administração Aeronáutica Civil propôs a construção de 6.000 airparks residenciais em todo o país. Embora esse número nunca tenha sido alcançado, a proposta inicial gerou impulso suficiente para pavimentar o caminho para décadas de interesse e investimento no que se tornou uma grande e ativa rede de comunidades de aficionados pela aviação.

Hoje, existem mais de 600 comunidades airparks nos Estados Unidos, com a maior concentração no Arizona, Colorado, Flórida, Texas e Washington. Spruce Creek é a maior delas.
















. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails