6 de mai. de 2014

Serpente come a própria cauda

Às vezes, cobras podem entrar no modo Ouroboros e começar a comer as suas próprias caudas, criando um círculo. No entanto, ao contrário da criatura mítica, suicídio e não renovação está em jogo para o animal de verdade.

Não que as cobras queiram se matar, mas, quando mordem seu rabo, não fazem isso para brincar, como os cães de estimação. Uma vez que a serpente começa essa processo, é difícil de parar.

As cobras têm sangue frio, o que significa que não são capazes de regular a temperatura do seu corpo. Elas precisam de fontes de calor externas (como o sol ou uma lâmpada, no caso de uma cobra de estimação) para se aquecerem. Porém, se ficar muito quente, elas não são capazes de suar para esfriar o próprio corpo, e precisam encontrar refúgio em um local com sombra fresca.

Se as cobras ficam muito quentes, elas podem ficar confusas e desorientadas. Seu metabolismo pode aumentar, levando-as a ter uma falsa sensação de fome e o desejo de comer a primeira coisa que veem. Como cobras de estimação geralmente vivem sozinhas e comida não é sempre disponível para elas, acabam atacando a si mesmas.

Veja o vídeo no final da postagem.


Cobras também podem se atacar se estiverem trocando de pele e com visão diminuída, confundindo sua cauda com uma presa, por exemplo.

Quando uma cobra começa a autocanibalizar, reduzir a temperatura, desligar lâmpadas de calor e molhar o animal com água fria podem ajudar a aliviar o estresse, e talvez ela solte sua cauda.

Ainda assim, a intervenção de um veterinário pode ser necessária, já que tais atos podem ser fatais. Como cobras evoluíram para prender e engolir presas, pode ser difícil para elas largar qualquer coisa uma vez que tenham começado a comer.

O cinegrafista deste vídeo amador é Robert Mott, que estava dentro de uma loja de animais quando se deparou com a cobra. A descrição no YouTube diz que o proprietário não estava imediatamente disponível – apesar de não parecer que alguém tenha procurado ajuda, ao invés de simplesmente rir e filmar a pobre criatura.

Embora não haja informações sobre quando a cobra tinha sido alimentada pela última vez ou qual a temperatura interna do tanque que estava, o fato de que a cobra estava dentro de um prato de água e ainda tão agitada não é um bom sinal.

Só assista o vídeo abaixo se tiver estômago. No meio, a cobra começa a tirar sangue de si mesma e, infelizmente, não sabemos qual foi o resultado deste incidente. 







. . .

Um comentário:

Anônimo disse...

Triste... pelas condições do animal que o levaram a fazer isso e principalmente por causa do homem que ri do pobre animal ao invés de chamar ajuda. Muitas vezes tenho vergonha da minha própria espécie... tão... sádica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails