7 de fev. de 2014

Cientistas da Transilvânia desenvolvem sangue artificial

  • Caso se confirme essa descoberta seria algo extraordinário para a medicina mundial

A localidade conhecida mundialmente pela lenda do Drácula agora também poderá ficar conhecida, coincidentemente, por um experimento envolvendo sangue. Na cidade de Cluj-Napoca, na província da Transilvânia, na Romênia, foi realizado pela primeira vez, e com sucesso, um teste com uso de sangue artificial. 

O trabalho, liderado pelo pesquisador romeno Dr. Radu Silaghi-Dumitrescu, da Universidade BabeÅŸ-Bolyai, fez uma experiência ao longo de seis anos com ratos, em que não foram registrados efeitos nocivos. Agora, sua equipe busca a aprovação para teste em humanos nos próximos anos, de acordo com a publicação Medical Dailly.

Este sangue artificial é produzido com uma substância chamada hemerythrin, uma proteína extraída de vermes marinhos, misturada com água e sais. A hemerythrin transporta o oxigênio no sangue de invertebrados marinhos, enquanto os testes anteriores de sangue artificial contaram com a hemoglobina, a proteína que transfere oxigênio no sangue de quase todos os organismos vivos. Enquanto a hemoglobina é muito sensível a tensões físicas e químicas quando introduzida em um organismo vivo, a equipe de pesquisa descobriu que a hemerythrin é muito mais resistente e adequada para processo de transfusão.


Em entrevista à Medical Daily, Silaghi-Dumitrescu disse que "os médicos podem usar o sangue artificial para reduzir os índices de infecção durante a doação de sangue e para repor perdas em pacientes durante várias horas ou mesmo até um dia".

Silaghi-Dumitrescu e seus colegas disseram que o sangue artificial não apresentou riscos para a saúde dos ratos e que eles estão trabalhando para conseguir a aprovação da agência reguladora de testes clínicos da Romênia para testá-lo em seres humanos. Silaghi-Dumitrescu acrescentou que, eventualmente, "sangue rápido" poderia ser disponibilizado pro esta técnica, onde basta adicionar água a um tubo portátil para a produção de sangue artificial.






. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails