14 de nov. de 2012

Por que os insetos preferem picar certas pessoas?


  • Será que agora vão acham uma solução para quem é picado?

Um estudo bem interessante que mostra as preferências dos mosquitos, espero que com isso, os pesquisadores encontrem repelentes melhores.

Um piquenique, um acampamento, uma pescaria e sempre há uma ou duas pessoas que se enchem de manchas e vermelhidões, enquanto os demais passam despercebidos pelos insetos. São de sangue doce, reclamam. Mas o que atrai estes insetos é realmente o açúcar no sangue? Na verdade existem várias razões.

Os mosquitos localizam suas presas pelo CO2 que emitem. De modo que, as pessoas que exalam mais CO2 -os maiores, mais obesos ou mulheres grávidas- são presas mais evidentes.


Há evidência de que os pernilongos e mosquitos preferem As mulheres porque sua pele é mais fina, o que lhes permite picar com maior facilidade.

O tipo de sangue. Um estudo no Japão comprovou que os mosquitos preferem às pessoas do grupo sanguíneo O e que costumam ignorar os tipos A e B.

O "sangue doce". Sim há uma relação com os sacarídeos no sangue, mas é porque este composto alimenta as bactérias na pele (em geral as bactérias que outorgam o mau cheiro ao suor). Estudos holandeses indicaram que os mosquitos evitam pessoas com uma alta quantidade de bactérias na pele e, também, as que têm poucas bactérias. Preferem àquelas com um ecossistema equilibrado.

Com base nestas características, os pesquisadores estão analisando a confecção de um repelente de insetos mais efetivo. Mas avisado está: se for alto ou gordo ou está grávida e tem sangue tipo O, é melhor tomar as devidas precauções quando ficar algum tempo ao ar livre.






. . .

Um comentário:

L disse...

"Ele é muuuito gostoso" - mosquitos sobre mim -.-

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails