9 de mai. de 2012

Pesquisadores descobrem nova espécie de aranha nos EUA


  • Espécie recém-descoberta é de família que tem parentesco com tarântulas

Macho da espécie de aranha 'M. tigris'
Para quem tem fobia de aranhas não vai gostar de ler esse post. Mas, fiquem tranquilos, ela está bem longe de nós... vai saber. 

Acho aranhas fascinantes, mesmo morrendo de medo delas. Só lembro uma vez, na minha casa, quando vi uma aranha no teto e resolvi tirá-la de la com uma vassoura. 

A criatura estava grávida, quando caiu no chão, a bolsa rompeu e foi centenas de aranhazinhas correndo pela sala. Foi um desespero só. Muito inseticida para matá-las, mas tenho certeza que umas dezenas se salvaram.

Cientistas americanos divulgaram nesta terça-feira (8) a descoberta de uma nova espécie de aranha. A Myrmekiaphila tigris foi nomeada em homenagem à mascote da Universidade de Auburn, no estado do Alabama, que é um tigre. A descrição foi publicada pela revista científica “ZooKeys”.


Fêmea da espécie de aranha 'M. tigris'

A espécie recém-descoberta faz parte da família Ctenizidae, que é parente das tarântulas. Ela foi encontrada na própria cidade de Auburn, bem perto da própria universidade, nos fundos de uma conjunto habitacional, no mesmo bairro em que moram os pesquisadores Jason Bond e Charles Ray, que a descreveram.

A descoberta demorou a ser feita porque a M. tigris é parecida com outra espécie de aranhas, a M. foliata. No entanto, exames mais detalhados, principalmente da genitália, mostraram diferenças entre elas. Testes de DNA confirmaram a separação entre as espécies.


Fonte G1



. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails