28 de mai. de 2012

Jorge Rodríguez e seus murais impressionantes


  • Jorge Rodríguez com seus desenhos gigantes por toda cidade e Culture Jamming

Uma arte que privilegia anônimos, gostei da ideia, dos traços e do trabalho desse artista, espero que curtam também.

Jorge Rodriguez Gerada é um artista cubano que vive na america. Com seu enorme talento ele faz desenhos de grande escala em paisagens urbanas causando muito contraste visual além de uma reflexão sobre questões mais profundas da sociedade.

Ele foi um dos precursores do uso de retratos anônimos agora tão comum na arte de rua e um dos fundadores do movimento cultural “Culture Jamming” em Nova York  

O movimento “Culture Jamming” foi criado por artistas que pregam o anti consumo social tão presente nos dias de hoje. Eles sempre fazem uma brincadeira com mensagens publicitárias, alterando muitas das vezes seu conteúdo. É uma espécie de desconstrução da cultura corporativa.

Desde os anos 90 ele vem substituíndo os rostos dos ícones culturais por rostos de pessoas anônimas. Seu objetivo é trazer a consciência para questões sociais relevantes.






O motivo da escala dos desenhos ser grande é para evitar que o desenho perca seu impacto com a ação do tempo e também para permitir a quem passa uma reflexão que vai além da obra, passa pelo conceito, pelo processo de criativo e pela metáfora transmitida. Com certeza Jorge é referência na cena internacional de arte urbana.



















. . .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails