11 de set. de 2010

Pirâmides do Egito

9 - Pirâmides do Egito

Elas foram construídas  há mais de 2500 anos e resistem até hoje. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Qual função religiosa exerciam na sociedade?

Conhecendo as pirâmides:

Pirâmides do Egito
No Egito Antigo a religião seguida era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação. 
A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (jóias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que eram sacrificados após a conclusão da pirâmide para não revelarem os segredos internos, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.


Pirâmides do Egito
As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.


A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides. Conhecedores desta ciência, os arquitetos planejavam as construções de forma a obter o máximo de perfeição possível. As pedras eram cortadas e encaixadas de forma perfeita. Seus quatro lados eram desenhados e construídos de forma simétrica, fatores que explicam a preservação delas até os dias atuais.
Ao encontrarem as pirâmides, muitas delas intactas, os arqueólogos se depararam com muitas informações do Egito Antigo. Elas possuem inscrições hieroglíficas, contando a vida do faraó ou trazendo orações para que os deuses soubessem dos feitos realizados pelo governante.

O SEGREDO ESTÁ ACABANDO?


Pirâmides do Egito
Um mistério pode estar perto do fim: pesquisadores descobrem uma nova versão sobre como as pirâmides do Egito foram construídas – de dentro para fora, segundo o estudo, usando uma rampa em espiral no interior da pirâmide.


Há milênios a humanidade se pergunta: como foram construídas as pirâmides do Egito? Como levantar cinco milhões e meio de toneladas de pedra a 146 metros de altura só com técnicas da antigüidade?
Inúmeras teorias foram elaboradas. O mistério permanece, mas pode estar perto do fim. Um arquiteto francês acredita ter encontrado a resposta – ou, pelo menos, a explicação mais convincente.

Jean-Pierre Houdin reconstruiu em três dimensões uma imagem da pirâmide de Quéops, uma das sete maravilhas do mundo. Ele afirma: os egípcios levantaram a colossal tumba com uma rampa em espiral no interior da pirâmide.
Segundo Houdin, os primeiros 43 metros foram erguidos usando rampas externas para levar os blocos de pedra. Os andares seguintes dependeram de um elaborado sistema de inclinações internas, por onde a carga deslizava. As pirâmides foram construídas de dentro para fora, concluiu o arquiteto.

Dica, assista que é maravilhosos:
Construindo um Império - Egito
Parte 1  Parte 2  Parte 3  Parte 4  Parte 5  Parte 6  Parte 7  Parte 8  Parte 9 Parte 10


OUTROS ENIGMAS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails